História do Tiny Shelter Albufeira
Como tudo começou
O Tiny Shelter Albufeira, localizado no Algarve em Portugal, esteve alojado durante 5 anos no local de uma antiga ruína. No final de Setembro de 2017, Isabel Searle foi avisada para partir e teve de abandonar o abrigo no prazo de um mês – com todos os cães que lá viviam.
Uma tarefa gigantesca que pôde ser realizada graças aos inúmeros ajudantes energéticos no local e aos lares adoptivos que acolheram os cães durante a nova construção. E, claro, não menos importante, graças às muitas pessoas amantes dos animais que ajudaram a angariar as grandes somas para o novo edifício através de doações.
A “cerimónia de inauguração” teve lugar em 12.10.17, em meados de Novembro todas as vedações tinham sido colocadas, todos os recintos e cabanas tinham sido construídos, todas as caravanas e a casa móvel tinham sido limpas e desinfectadas e todos os cães tinham voltado a circular! Um milagre!
Parte Milagrosa 2 – um novo começo
Infelizmente, a felicidade e a tranquilidade não duraram. Em Junho de 2019, Isabel teve de ir procurar novamente um novo local para o seu Tiny Shelter. Felizmente, há também muita gente amante dos animais, prestativa e generosa em Portugal. Em apenas 3 meses, com o apoio de muitos voluntários, ela criou de raiz o novo Tiny Shelter Albufeira.
Isto significava não só construir caixas para os cães, mas também nivelar o terreno antecipadamente, limpá-lo de arbustos, colocar linhas de água e electricidade e vedar tudo dentro. Como sempre, em cada final há também um novo começo e em tudo o que é mau há sempre algo de bom: o novo Tiny Shelter é agora ainda mais silencioso e abrigado, tem água corrente bem como electricidade, grandes compartimentos para os cães, três caixas de quarentena e muito espaço para longas caminhadas.
Após a bem sucedida mudança em Novembro, o Tiny Shelter Albufeira tem agora 9 recintos com várias casas e camas acolhedoras para cães, uma pequena e 2 caixas de quarentena maiores e uma área comum para brincar. Além disso, as novas instalações incluem uma cabana de alimentação, uma “caravana de primeiros socorros”, uma caravana maior na qual os voluntários que gostariam de experimentar a vida quotidiana no abrigo durante alguns dias e ajudar no local podem passar a noite no local. Há lugares para os voluntários descansarem e se fortalecerem, um sofá para os cães, uma grande copa ao ar livre e uma casa-de-banho.
Um pequeno paraíso para todos aqueles cães que muitas vezes tiveram de esperar muito tempo por um pouco de felicidade. O Tiny Shelter não é certamente um substituto para um lar, mas promete segurança e muita segurança e cuidado até que os cães se mudem para a sua nova – final – vida de luxo.
A construção do novo Tiny Shelter Albufeira não foi isenta de contratempos. Após enormes tempestades, uma enorme pedra soltou-se de uma muralha ao lado dos recintos e destruiu uma caixa. Felizmente, o cão que vive no interior não foi ferido! Os recintos de tijolos também tiveram de ser reparados porque as massas de água não podiam escorrer.
Mas, como sempre, nem Isabel nem todos os seus ajudantes trabalhadores são desencorajados por isto. Entretanto, o recinto foi novamente vedado, foram criadas instalações de drenagem e tanto a vedação exterior como uma caixa foram alargadas para que se tornassem à prova de fuga. Porque de vez em quando há macacos entre os nossos cães que não conseguem chegar aos voluntários que chegam depressa o suficiente para apanharem alguns animais de estimação 😉
A nova construção do Tiny Shelter Albufeira está concluída? De modo algum!
A cabana de alimentação acabou de ser deslocada para que a máquina de lavar roupa para as mantas possa finalmente encontrar um local adequado e uma área de churrasco possa ser montada em frente às caravanas. Além disso, foi acrescentado um ecrã de privacidade à vedação exterior para permitir uma maior tranquilidade para os cães e a cozinha exterior está a ser alargada para fornecer água em vários locais do terreno.
O próximo passo será tapar as caravanas e a área de churrasco para que haja também um local sombrio no Verão português, e a certa altura o nosso sonho de um parque infantil externo também se tornará realidade para que haja ainda mais paz e sossego para os cães doentes nas nossas caixas de quarentena.
Quase um ano de construção – e sem fim à vista
Após quase um ano no novo site, muito já foi concluído, mas nem tudo o que estava planeado foi comprado.
O que está tudo disponível entretanto (a partir de Setembro de 2020)?
- as 9 grandes caixas já mencionadas acima, a cabana de alimentos, a “caravana de primeiros socorros”, a área dos voluntários incluindo a caravana, a zona dos lugares sentados e as cabanas para os cães que correm livremente nos terrenos do abrigo
- 2 caixas de quarentena incluindo a sua própria área de jogo mais pequena e entrada separada para que os cães doentes possam entrar e sair do abrigo sem contacto directo com os outros cães.
- uma caixa adicional mais pequena para cães que ainda têm de se habituar aos outros
- Um lavatório ainda provisório mas funcional
- Uma máquina de lavar
- uma grande área de jogo cercada adjacente ao terreno do abrigo, permitindo que os cães se conheçam e corram sem outros.
O que está apenas a emergir:
- uma grande cozinha exterior de tijolo com lavatório, sombra e muito espaço para frigoríficos e congeladores
- uma grande piscina na área de jogo
Aquilo com que ainda sonhamos
- um pequeno contentor no estrangeiro como armazém de alimentos à prova de ratos – porque os ratos estão por todo o lado onde os animais são mantidos em grande número e a sua comida é armazenada, e infelizmente comem através do plástico e da madeira.
Ainda planos após dois anos de construção
Pode-se dizer que após dois anos de horas incontáveis, a maior parte está terminada. E ainda há outros planos… 😉
O que está tudo disponível entretanto (a partir de Julho de 2021)?
- As 9 grandes caixas mencionadas acima tornaram-se agora 11, todas com grandes casas de madeira à prova de chuva e muita protecção solar.
- Entretanto, a cabana de alimentação tornou-se um armazém para caixas de transporte, cobertores e afins.
- A “Caravana de Primeiros Socorros” tornou-se mais numa “Caravana de Zion”.
- Uma loja de ração murada e à prova de ratos também contém a medicação.
- Uma casa de banho directamente no terreno do abrigo.
- A área dos voluntários incluindo caravana, zona de lugares e churrasco.
- As cabanas para os cães que correm livremente nos terrenos do abrigo estão agora cobertas e algumas têm pequenos “jardins da frente” separados.
- 3 caixas de quarentena incluindo a sua própria área de jogo menor e entrada separada para que os cães doentes possam entrar e sair do abrigo sem contacto directo com os outros cães.
- Uma grande cozinha exterior de tijolo com lavatório, sombra e muito espaço para frigoríficos e congeladores e a nova grande máquina de lavar
- Uma grande área de jogo cercada adjacente aos terrenos do abrigo que permite aos cães correr em redor.
- Uma grande piscina na área de jogo
O que está apenas a emergir:
- Cada caixa terá portas duplas, por assim dizer uma fechadura, para que nenhum cão possa passar despercebido e brigar com os outros.
Aquilo com que ainda sonhamos
- Uma caravana mais recente ou uma pequena casa móvel para os voluntários. Porque a chuva e o calor causaram muitos danos ao que temos agora.
E novamente desde o início
Infelizmente, este abrigo também não foi concebido para durar para sempre. Todo o imóvel foi vendido e com ele expirou o contrato de arrendamento para o Tiny Shelter. Mais uma vez fomos em busca de um novo lugar. Desta vez, foi encontrado um site que agora parece ser de facto uma solução final, sobretudo graças à fundação da Associação. Mais uma vez, porém, tudo tem de ser criado a partir do nada – incluindo a reconstrução de uma ruína.
Mais uma vez, isto significava não só construir as caixas e tudo à sua volta para os cães, mas também limpar previamente a área do vinho. Uma tarefa gigantesca que está longe de estar terminada. Mas desta vez, também vemos o bem: o novo abrigo Tiny Shelter está ainda mais abrigado, será ainda melhor dividido, oferecerá ainda mais espaço para os cães e voluntários e até uma casa. Os arredores estão bem situados para longas caminhadas.